Imagem do filme O Exorcista - O Devoto
Na esquerda Angela Fielding (Lidya Jewett) e na direita Katherine (Olivia Marcum) em cena do filme "O Exorcista - O Devoto", dirigido por David Gordon Green. | Imagem: Universal Pictures.

No ano em que o clássico O Exorcista (1973) completa 50 anos do seu lançamento, a Universal Pictures lança o primeiro trailer de O Exorcista – O Devoto. O filme promete ser uma sequência direta do original. Desta forma, exclui o longa-metragem de John BoormanO Exorcista II – O Herege (1977).

A nova história tem estreia marcada para 12 de outubro deste ano. Assista ao trailer:

A história de “O Exorcista – O Devoto”

Com a direção de David Gordon Green (da recente trilogia Halloween), a história se passa nos dias atuais e acompanha uma nova família de protagonistas. Green também assina o roteiro ao lado de Peter Sattler (Marcados Pela Guerra),

De acordo com a sinopse oficial, “há exatamente 50 anos, o filme de terror mais horripilante da história chegou às telas, chocando audiências ao redor do mundo. Em outubro, um novo capítulo começa”. Na trama, Victor Fielding (Leslie Odom Jr.) cria sua filha sozinho, 12 anos depois da morte da esposa em um terremoto no Haiti. A garota, Angela (Lidya Jewett), e sua amiga, Katherine (Olivia Marcum), desaparecem em uma floresta. As garotas, então, reaparecem depois de três dias e sem memória do que aconteceu no período.

Após o retorno delas, uma série de acontecimentos mostrará que um grande mal estará de volta. Então Victor buscará ajuda com a única pessoa viva que já testemunhou algo parecido com isso antes.

Recorrendo ao passado e apostando no presente

Para acabar com os eventos perturbadores que assolam a vida de sua filha, Victor vai procurar a ajuda de Chris MacNeil (Ellen Burstyn), icônica personagem de O Exorcista (1973). Ela o ajudará a tentar resolver o problema de Angela e da amiga Katherine.

Filme O Exorcista - O Devoto
Chris MacNeil (Ellen Burstyn) e Victor Fielding (Leslie Odom, Jr.) em cena de “O Exorcista – O Devoto”. | Imagem: Universal Pictures.

Além do retorno da personagem, O Exorcista – O Devoto recorre a uma série de simbolismos estabelecidos em 1973 pelo longa original. Um dele é a marcante “Tubular Bells”, clássica trilha sonora do filme de William Friedkin. Outro resgate é na própria fórmula de O Devoto, que aposta novamente na possessão demoníaca de crianças na trama.

Enquanto utiliza esses símbolos, há ainda a tentativa de estabelecer uma nova franquia apostando em um dos principais talentos hollywoodianos da atualidade: Leslie Odom Jr.. Conhecido por títulos como Hamilton (2020) e Glass Onion: Um Mistério Knives Out (2022), o ator recebeu duas indicações ao Oscar – nas categorias de Melhor Ator Coadjuvente e Melhor Canção Original – pelo seu trabalho no filme Uma Noite em Miami (2020).

A produção ainda é assinada por Jason Blum, da Blumhouse, que disse em entrevista: “Quero fazer um filme para pessoas que conhecem e amam o primeiro Exorcista e estão furiosas por estarmos fazendo isso, mas de alguma forma se arrastam para o cinema. Quero que eles saiam felizes. E eu quero fazer um filme que as pessoas que nunca ouviram falar de O Exorcista gostem muito.”

O Exorcista – O Devoto estreia no dia 12 de outubro deste ano.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.