Imagem: Imdb
Deadpool
Imagem: IMDB

O último dia 12 de Fevereiro marcou a estreia de Deadpool no cinema, e o filme arrasou nas bilheterias do Brasil e de diversos países. Vários recordes estão sendo batidos como: melhor estreia para um filme com censura “R” (16 anos) adaptada dos quadrinhos, superando 300, melhor estreia para um filme com censura “R” (16 anos), superando Matrix Relodoaed e melhor estreia dos estúdios 20th Century Fox.

A lista dessa semana traz 10 filmes que são inesquecíveis por vários motivos. Veja bem, não são os melhores filmes de super-heróis, mas são aqueles que você com certeza vai lembrar de ter assistido e vai concordar com as contribuições que trouxeram às suas respectivas franquias. Vamos lá?!

Superman, O Filmes – 1978
Superman 1978
Imagem: IMDB

Em 1978, o mundo conhecia o Superman através de Christopher Reeve que imortalizou um dos personagens mais conhecidos e queridos do cinema. Richard Donner, tinha a difícil missão de dirigir o filme do super-herói e o fez de maneira magistral. Ele e os cinco roteiristas do filme estabeleceram uma metodologia até hoje utilizada no cinema para contar as histórias de super-heróis. Os efeitos especiais são muito bem feitos para a época e a trilha sonora fechou o pacote que tornou esse filme inesquecível.

Quem não se lembra da frase imortalizada  “É um avião? Um pássaro?…. Não! É o Superman!”

Batman, O Filme  – 1989
Batman - Michael Keaton
Imagem: IMDB

Depois do sucesso do Superman nas telonas, alguns outros filmes estrearam sem o mesmo sucesso, era hora de investir em outro personagem da DC Comics. O segundo divisor de águas dos personagens de quadrinhos para o cinema foi Batman, dirigido por Tim Burton. Depois de Frank Miller resgatar o homem morcego no mundo dos quadrinhos, era a vez do nem tão famoso para a época, Tim Burton estourar com a franquia nos cinemas. Apesar de só ter feito dois filmes até então, Burton, já tinha fãs que surtaram com a escolha do diretor. Afinal de contas isso traria ao filme características de animação e mais fidelidade com os quadrinhos.

Em seguida foi a vez de outro nome empolgar os fãs: Jack Nicholson estaria em pouco tempo sendo imortalizado pela sua insana atuação como coringa, a escalação de Michael Keaton para o papel principal foi a grande “decepção” na época. Isso por que os fãs acreditavam que Keaton não tinha o porte físico adequado para interpretar o Homem-Morcego. Apesar de alguns erros de roteiro e críticas o filme foi um sucesso para a época, trouxe cenas inesquecíveis, uma ótima trilha sonora e um Coringa que roubou a cena e gravou sua história no cinema.

X-Men 2 – 2003
X-Men 2003
Imagem: IMDB

Em 2000 chega aos cinemas a mais nova franquia de super-heróis: X-Men. O filme abriu caminho para outros blockbusters de sucesso como o Homem-Aranha. Porém, quem integra nessa lista é a sua continuação, X-Men 2, que conseguiu a façanha de ser ainda melhor que o seu original. Dirigido por Bryan Singer e com excelentes atores em seu elenco, o filme conseguiu ter um ritmo ainda melhor, corrigindo erros do anterior e com personagens extremamente carismáticos.

A abordagem de X-Men em si, é bem singular. Afinal de contas, é uma história que trabalha os preconceitos, críticas sociais e segregação. O roteiro do filme conseguiu passar isso muito bem através dos diálogos que foram bem construídos. Os mutantes não eram amados pela população, muito menos tidos como super-heróis, pelo contrário eram marginalizados por terem nascido diferentes, tidos como uma ameaça à humanidade.

Homem-Aranha 2 – 2004
Homem-Aranha 2004
Imagem: IMDB

Esse é outro filme que se tornou ainda mais marcante que seu original. Nele vimos o um Tobey Maguire ainda mais confortável no papel do cabeça de teia. Obviamente, dispensou todo o blá blá blá introdutório do primeiro longa e trouxe cenas de ação muito legais, com um vilão incrível e as tiradas de humor características dessa trilogia trouxe uma leveza maior aos filmes de heróis. Essa foi uma produção que já foi direto ao ponto e trouxe aos fãs toda a ação que se espera de um filme do Homem-Aranha.

O diretor Sam Raimi conseguiu algo bem difícil nos filmes com mascarados, trazer um equilíbrio de cenas com Peter Parker e com o Homem-Aranha. Assim como o equilíbrio entre o humor e a ação que permeiam todo o roteiro de Homem-Aranha 2.

Homem de Ferro – 2008
Homem de Ferro
Imagem: IMDB

Quando achávamos que estava tudo correndo como previsto, surge o que seria o início de um plano épico da Marvel. O filme do Homem de Ferro abria as portas para a “Iniciativa Vingadores”. A novidade da Marvel eram as cenas pós-créditos usadas para revelar detalhes do que viria a seguir. E o que veio foram mais quatro produções que antecederam o filme Vingadores: Homem de Ferro 2, O incrível Hulk, Thor e Capitão América.

Mas além desse plano incrível, o filme trouxe outros pontos que o tornaram inesquecível. Primeiro, um Tony Stark insanamente perfeito, interpretado por Robert Downey Jr. O ator conseguiu capturar muito bem a essência do herói milionário, com seu humor sagaz e pose de “gênio, bilionário, playboy, filantropo”. É impossível pensar em outro ator que fizesse melhor esse papel!

Batman – O Cavaleiro Das Trevas – 2008
Imagem: Imdb
Imagem: Imdb

Batman – O Cavaleiro das Trevas trouxe um herói mais maduro e com um interprete já no gosto dos fãs: Christian Bale. Esse filme mostrou algo mais “real” quando se pensa em uma cidade protegida por um herói: o crime organizado mobilizado para destruí-lo; pessoas sem treinamento se fantasiando e agindo como vigilantes inspirados no Batman e malucos dispostos a derrotar o homem morcego por simples vaidade e ganância. Esse último é a descrição do que seja talvez, o coringa mais amado dos últimos tempos, e que foi interpretado brilhantemente por Heath Ledger. O louco anarquista botou o terror em Gotham City e foi um dos vilões mais incríveis do cinema.

O diretor Christopher Nolan assina o roteiro ao lado de seu irmão Jonathan. E que roteiro! Completo, sem cenas monótonas, te deixam o filme inteiro grudado na cadeira. Cheio de cenas memoráveis, esse é um dos filmes mais completos do Homem-Morcego e que o traz de volta ao hall de grandes nomes das adaptações de HQ.

Os Vingadores – 2012
Os Vingadores
Imagem: IMDB

O projeto iniciado quatro anos antes vem com tudo pra cravar seu nome na historia do cinema. Agora com personagens conhecidos do publico (Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América) traz também novos nomes para seu time principal (Gavião Arqueiro e Viúva Negra, esta última já havia feito participação em Homem de Ferro). Isso sem esquecer o vilão extremamente carismático Loki, interpretado por Tom Hiddleston. O Hulk vem em – talvez – sua melhor aparição no cinema.

Os Vingadores traz a ação esperada para um filme com tantos heróis e um vilão de outro planeta disposto a destruir a Terra. A inesquecível batalha de Nova York não foi facilmente esquecida pelos telespectadores e muito menos pelos filmes seguintes destes heróis. O roteiro muito bem amarrado traz também excelentes doses de bom humor. Um alívio cômico necessário com tanta historia a ser contada.

O Homem de Aço – 2013
Superman - O Homem de Aço
Imagem: IMDB

Desde o segundo filme do Superman estrelado por Christopher Reeve, os produtores não conseguiam emplacar outro sucesso da franquia no cinema, então a Warner Bros satisfeita com o trabalho de Nolan em Batman resolve dar carta branca ao produtor para um novo filme do Superman. Com a direção de Zack Snyder e Henry Cavill com um Clark Kent bem mais satisfatório, livre das comparações com Christopher Reeve e com sua própria versão do super-herói.

O filme traz uma bonita fotografia e cenas de ação dignas de batalhas de deuses. Nesse filme, realmente tem muita pancadaria. E o melhor, a partir desse filme veio a abertura pra finalmente colocarem em prática o projeto Batman VS Superman. Valeu a pena hein?!

Capitão América 2 – O Soldado Invernal – 2014
Steve Rogers
Imagem: IMDB

A produção foi considerada uma das melhores já feitas pela Marvel. É um filme mais sério, sem tanta veia cômica, e mostra muito a questão da adaptação do Capitão ao mundo em que ele acordou, incluindo sua relação com o governo e até a cultura pop.

Ainda trouxe o vilão Soldado Invernal (Bucky), melhor amigo de Steve Rogers no tempo do exército e quem pode vir a assumir o manto do Capitão América no futuro. Além de tudo isso, ele é o filme que já introduz a Vingadores 2 – Era de Ultron.

Guardiões da Galáxia – 2014
Guardiões da Galáxia
Imagem: IMDB

Esse é um filme extremamente divertido! O mais divertido da Marvel até hoje! Como não era uma franquia muito conhecida, o estúdio deu carta branca aos produtores para fazerem um filme com mais liberdade. E o resultado foi uma produção leve, com personagens super legais, um protagonista aventureiro, uma guerreira, um guaxinin, um brutamontes e uma árvore! Sem falar na trilha sonora perfeita que te faz sair do cinema cantando e na primeira oportunidade baixar a trilha inteira pra colocar no seu próprio walkman, digo, no celular.

Resultado do filme: fizeram uma mistura de Indiana Jones com Star Wars, apresentaram as Jóias do Infinito e o vilão Thanos.