O ator Sam Worthington (Fúria de Titãs) conversou com o site We Got This Covered sobre as filmagens de Avatar 2, assim como os próximos filmes da franquia, revelando que o longa vai focar em mostrar Jake Sully e seus filhos.

Eles vão filmar simultaneamente. O plano é ter alguma pausa no meio, eu acho, mas essas coisas são sempre ambíguas até que elas comecem. Ainda estamos prontos para começar no verão (entre junho e agosto). James (Cameron) precisava de tempo para aperfeiçoar os roteiros. Eu li todos os scripts, eles são ótimos. Isso será oito anos depois, e ele (Jake) tem uma família agora. Este filme vai ser como nada que você já viu. O mundo é maior do que o primeiro, mas, essencialmente, é um filme sobre família. Jake ainda terá essa essência de um garoto vendo o mundo pela primeira vez, mas ele está vivendo no mundo há um tempo agora, então o que é esse mundo que ele está vendo agora pela primeira vez? O filme vai explorar isso dentro dessa dinâmica familiar,” disse Worthington.

Falando com o The Daily Beast, o diretor James Cameron confirmou recentemente que os scripts de sequências Avatar estão no lugar e os atores vão se reunir ainda este ano para começar a parte de captura de movimento.

A questão é que meu foco não está no Avatar 2. Meu foco está no Avatar 2, 3, 4 e 5 igualmente. É a forma que estou abordando isso. Todos eles foram desenvolvidos igualmente. Acabei de terminar o script para o Avatar 5. Agora estou iniciando o processo de preparação ativa. Eu vou estar trabalhando com os atores no volume de captura em agosto, então eu estou reservado na produção todos os dias entre agora e depois. Nosso volume está funcionando, e tudo está projetado, e por isso estamos indo com tudo no momento. Sinto-me como se estivesse fora da prisão, porque estive na caverna de escrita nos últimos dois anos. Estou realmente curtindo a vida. Eu não gosto de escrever. Não gostaria de escrever sobre um cachorro.”

Ano passado, a 20th Century Fox revelou que Avatar 2 tem previsão de chegar aos cinemas em Dezembro de 2018, seguido por mais três sequências em Dezembro de 2020, 2022 e 2023. Também confirmaram o retorno de atores do primeiro filme, que incluem Sam Worthington, Zoe Saldana, Stephen Lang e Sigourney Weaver.

As sequências de Avatar estão sendo produzidas por James Cameron e Jon Landau, o roteiro fica por conta, também, de James Cameron com participação de Rick Jaffa, Amanda Silver, Josh Friedman e Shane Salerno.

Avatar 2 tem previsão de chegar aos cinemas mundiais em Dezembro de 2018.