Grandes disputas judiciais sempre foram um tema recorrente na ficção, e não é diferente nas séries de TV. Com  a recente estreia de Chicago Justice, integrante franquia de Chicago na NBC, e o sucesso de The Good Figth, spin-off bem sucedido de The Good Wife, reunimos cinco séries jurídicas da TV norte-americana praticamente obrigatórias para a grade de séries de quem gosta de dramas jurídicos, sejam eles procedurais ou nãos. Confira:

5 – Boston Legal

Começando com um dos clássicos do gênero, Boston Legal acompanha Allan (James Spader) e Danny (Willian Shatner), sócios de um grande escritório de advocacia que vivem numa rotina cheia de conflitos de interesse e disputas judiciais. Seguindo o formato clássico dos dramas jurídicos, o programa conta com cinco temporadas, e é fundamental para quem gosta do gênero.

4 – How to get away with murder

Recente representante do gênero, mostra a professora de direito criminal Annalise Keating (Viola Davis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Um Limite Entre Nós este ano) e um seleto grupo de alunos. Juntos eles se envolvem em uma complexa trama de assassinato e traição, ao mesmo tempo que precisam defender os clientes da advogada. Sucesso absoluto da ABC, a série já conta com três temporadas (duas delas já disponíveis na Netflix) e vale a pena ser conferida – principalmente por ter a qualidade dos dramas de Shonda Rhimes.

3 – Suits

Outra série que também mostra os conflitos de dois advogados é Suits, que acompanha o experiente Harvey (Gabriel Macht) e seu jovem associado Mike (Patrick J. Adams), que apesar de não possuir diploma atua no ramo, juntos fazem sucesso como advogados enquanto lutam para manter o segredo de Mike. Com a sétima temporada já confirmada, Suits é uma boa pedida – cinco delas já estão disponíveis da Netflix. E claro, para descobrir o segredo de Mike, você vai precisar assistir.

2 –  The Good Wife

Encerrada no ano passado, The Good Wife conta a história de Alicia Florrick (Juliana Marguilies), que após a morte de seu marido, precisa retomar a sua rotina de advogada e passar por cima de todas as traições e humilhações que sofreu, para poder assumir o controle da sua família e cuidar de seus filhos. Sucessora espiritual de Boston Legal, a série conta com sete temporadas – todas elas disponíveis na Netflix.

1 – American Crime Story: The People vs O.J. Simpson

Premiada antologia de Ryan Murphy, conta a história do “Julgamento do século”, em que o jogador O.J. Simpson, interpretado por Cuba Gooding. Jr,  é acusado de assassinar sua ex-esposa, causando uma grande comoção nacional e um grande embate sobre os direitos dos negros nos EUA. Tendo de um lado a promotora Marcia Clark (Sara Paulson) e do outro o advogado de defesa Johnnie Cochran (Courtney B. Vance). Apesar de ser uma antologia e não exatamente um drama jurídico como todas as outras já citadas, American Crime Story não podia ficar de fora da nossa lista – a temporada completa já está na Netflix.