O Festival Internacional de Cinema de Toronto lançou hoje (25) os primeiros filmes que serão exibidos na sua 42ª edição. O TIFF é famoso por ser o primeiro grande termômetro para o que vem na próxima edição do Oscar, além de selecionar alguns dos melhores filmes do ano.

O Festival divide os títulos selecionados entre Apresentações Especiais (composta por filmes que já foram exibidos em festivais como o de Veneza (Itália) e TellurideEUA), e Apresentações de Gala, com os títulos inéditos e que terão suas estreias no TIFF. Abaixo, selecionamos alguns dos filmes em destaque, seguidos da lista completada no final.

Mother!

Darren Aronofsky retorna aos cinemas com mais um aguardado drama. O diretor de filmes como Réquiem por Um Sonho e Cisne Negro, traz em Mother! a história de um casal que tinha uma vida tranquila até a chegada de convidados indesejáveis. Com direção e roteiro de Aronofsky, Mother! têm Jennifer Lawrence, Javier BardemEd Harris, Michelle Pfeiffer, Domhnall Gleeson e Kristen Wiig no elenco.

 

Battle of the Sexes

Jonathan Dayton e Valerie Faris, dupla responsável por Pequena Miss Sunshine e por dirigir vários clipes da banda Red Hot Chilli Peppers, traz a vencedora do último Oscar de Melhor Atriz Emma Stone, Steve CarrollSarah Silverman, Andrea Riseborough, Elisabeth Shue, entre outros nomes no elenco de Battle of the Sexes. O filme contará a história de Billie Jean King (Stone), uma jovem tenista que desafia um jogador veterano do esporte em 1973. A partida entre os dois acabou se tornando o evento esportivo mais assistido da história e levantou debates sobre a igualdade de gênero na época.

 

I, Tonya

I, Tonya vai contar um episódio polêmico da vida da ex-patinadora Tonya Harding, quando a ex-atleta iria disputar a final das Olimpíadas de Inverno em 1994 e seu marido contratou homens para machucar a adversária. Depois de um tempo, Tonya confessou à policia que estava atrapalhando propositalmente as investigações e acabou sendo banida do esporte. A direção é de Craig Gillespie (A Mulher Ideal, 2007), o roteiro é de Steven Rogers (Lado a Lado, 1998), e traz Magort Robbie como a protagonista Tonya Harding, além de ter Sebastian Stan e Allison Janney no elenco.

 

Stronger

Filme baseado na história real de Jeff Bauman, que perdeu as duas pernas no atentado terrorista da maratona de Boston em 2013. O longa trará Jake Gyllenhaal e Tatiana Maslany encabeçando o elenco. Stronger é baseado no livro homônimo escrito pelo próprio Bauman, com direção de David Gordon Green (Segurando as Pontas, Prova de Amor). – Assista ao trailer.

 

The Mountain Between Us

Idris Elba e Kate Winslet estrelam o novo filme dirigido por Hany Abu-Assad (Omar, O Ídolo). O longa é uma adaptação do romance escrito por Charles Martin, e acompanha a história de uma jornalista (Winslet), prestes a planejar o seu casamento, e um médico (Elba), que está voltando de uma conferência. Ambos tem o seu voo cancelado, mas juntos decidem fretar outro avião cujo piloto tem um ataque cardíaco e a aeronave acaba caindo. Assim, os dois embarcam em uma luta pela sobrevivência enquanto um romance começa a florescer.

 

Intocáveis (remake)

O contestado remake norte-americano do filme francês Intocáveis, que traz Bryan Cranston e Kevin Hart como a dupla de protagonistas também está confirmado no TIFF 2017. Neil Burger (Divergente) será o diretor da história que acompanha o nascimento de uma forte amizade entre um milionário tetraplégico e o seu cuidador vindo da periferia. Nicole Kidman e Julianna Margulies também estão no elenco.

 

Woman Walks Ahead

Jessica Chastain estrela a história situada no século XIX, vivendo a pintora Catherine Weldon, que sai da sua casa no Brooklyn para pintar um retrato do chefe indígena Sitting Bull e acaba se envolvendo na luta do povo Lakota/Dakota por suas terras. Susanna White (Nosso Fiel Traidor) dirige a partir do roteiro de Steven Knight (Senhores do Crime, O Dono do Jogo). Ciarán Hinds e Bill Camp também estão no elenco.

 

The Shape of Water

Guillermo del Toro apresenta no TIFF o seu próximo projeto, The Shape of Water. Com Michael Shannon e Sally Hawkins no elenco, o longa vai acompanhar Doug Jones vivendo uma criatura estudada e testada em uma instalação do governo dos EUA em 1963. O longa será ambientado no auge da Guerra Fria, com Sally Hawkins sendo uma zeladora solitária que cria um vínculo com a criatura, e ainda luta por sua liberdade. – Assista o trailer.

 

Darkest Hour/O Destino de Uma Nação

Em O Destino de Uma NaçãoGary Oldman vive o Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha Winston Churchill, contando com a direção de Joe Wright (Orgulho e Preconceito) e roteiro escrito por Anthony McCarten (A Teoria de Tudo). Stephen Dillane, John Hurt, Lily James, Ben Mendelsohn e Kristin Scott Thomas também estão no elenco.

Abaixo segue a lista completa divulgada pelo TIFF:

Apresentações de Gala

Breathe – Direção: Andy Serkis
The Catcher Was A Spy – Direção: Ben Lewin
C’est la vie! – Direção: Olivier Nakache e Eric Toledano
Darkest Hour/ O Destino de Uma Nação – Direção: Joe Wright
Film Stars Don’t Die in Liverpool – Direção: Paul McGuigan
Kings – Direção: Deniz Gamze Ergüven
Long Time Running – Direção: Jennifer Baichwal e Nicholas de Pencier
Mary Shelley – Direção: Haifaa Al Mansour
The Mountain Between Us/ Depois Daquela Montanha – Direção: Hany Abu-Assad
Mudbound – Direção: Dee Rees
Stronger – Direção: David Gordon Green
Intocáveis (remake EUA) – Direção: Neil Burger
The Wife – Direção: Björn Runge
Woman Walks Ahead – Direção: Susanna White

 

Apresentação Especial

Mother! – Direção: Darren Aronofsky
Battle of the Sexes – Direção: Valerie Faris, Jonathan Dayton
I, Tonya – Direção: Craig Gillespie
BPM (Beats Per Minute) – Direção: Robin Campillo
The Brawler – Direção: Anurag Kashyap
The Breadwinner – Direção: Nora Twomey
Call Me By Your Name – Direção: Luca Guadagnino
Catch the Wind – Direção: Gaël Morel
The Children Act – Direção: Richard Eyre
The Current War – Direção: Alfonso Gomez-Rejon
The Hungry – Direção: Bornila Chatterjee
Lady Bird – Direção: Greta Gerwig
Novitiate – Direção: Maggie Betts
Omerta – Direção: Hansal Mehta
Plonger – Direção: Mélanie Laurent
The Price of Success – Direção: Teddy Lussi-Modeste
Professor Marston & the Wonder Women – Direção: Angela Robinson
The Rider – Direção: Chloé Zhao
A Season in France – Direção: Mahamat-Saleh Haroun
The Shape of Water – Direção: Guillermo del Toro
Sheikh Jackson – Direção: Amr Salama
The Square – Direção: Ruben Östlund
Submergence – Direção: Wim Wenders
Suburbicon – Direção: George Clooney
Thelma – Direção: Joachim Trier
Disobedience – Direção: Sebastián Lelio
Downsizing – Direção: Alexander Payne
A Fantastic Woman – Direção: Sebastián Lelio
First They Killed My Father – Direção: Angelina Jolie
The Guardians – Direção: Xavier Beauvois
Hostiles – Direção: Scott Cooper
Three Billboards Outside Ebbing Missouri – Direção: Martin McDonagh
Victoria e Abdul – Direção: Stephen Frears

Festival Internacional de Cinema de Toronto acontece entre os dias 07 e 17 de setembro.