2001

Não é novidade que Hollywood sempre gostou de brincar com as nossas emoções. Além de nos fazer rir, chorar, tremer e esbravejar as vezes ela vai um pouco mais além e mexe até com a nossa estrutura psicológica. Filmes enigmáticos ou cheio de reviravoltas do tipo que no final você se pergunta “Como o roteirista conseguiu pensar nisso?” Sim, Hollywood nunca deixa de nos surpreender e as vezes nos intrigar. Veja a lista com filmes que irão mexer (ou já mexeram) com a sua cabeça, deixando mais perguntas do que respostas.

Efeito Borboleta (2004)
Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema

Sabe aquele papo de que o que você faz hoje pode mudar seu futuro? Pois é, Efeito Borboleta leva essa ideologia muito a sério. Evan (Ashton Kutcher) tem a vida completamente destruída após cometer dois assassinatos acidentalmente. Então para tentar consertar essa fatalidade que mudou sua vida e a de seus amigos, ele retorna a uma época que antecede o ocorrido e é aí que começa a complicar. Quanto mais ele se esforça para reverter a situação, mais produz novas e inesperadas tragédias, provando que apagar as consequências de nossos atos não é tarefa fácil – pois a cada ação do personagem surgem novas vertentes e consequências. Tentar acompanhar essas consequências vai forçar o seu cérebro a um nível de “pane geral”.

Donnie Darko (2001)
Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema

Se você entrar em qualquer grupo que reúna cinéfilos de carteirinha, mais cedo ou mais tarde, você vai ver essas duas palavrinhas surgirem “Donnie Darko“. O filme possui uma base volumosa de admiradores, e talvez por conta disso seja reverenciado. Mas isso é um tanto complicado. Donnie (Jake Gyllenhaal) é um estudante brilhante que odeia a galera da escola em que estuda. Ele tem visões, em especial de um coelho monstruoso que apenas ele consegue ver. Essas visões na maioria das vezes o fazem agir como um babaca com as pessoas ao seu redor, até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. É aí que o trem começa a perder contato com o trilho. Assim como os outros dessa lista esse filme exigirá um esforço a mais do telespectador para tentar encontrar o sentido. Então se você acha que tem a capacidade intelectual do Einstein para acompanhar essa trama sem se perder no meio do caminho, o coelho gigante espera por você! Donnie Darko está disponível na Netflix.

Ilha Do Medo (2010)
Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema

Impossível falar de filmes que te deixam com uma população de pulgas atrás da orelha, sem citar Ilha do Medo, do grande Martin Scoreese. Um filme que apenas com a última cena consegue deixar qualquer um pensando no chuveiro por semanas. Teddy Daniels (Leonardo DiCaprio) vai investigar o desaparecimento de um paciente em um Hospital muito sinistro, que está mais parecido com o Alysum Arkham de Gotham City, um lugar onde o Coringa acabaria seus dias. Chegando lá ele descobre que os médicos realizam experiências sinistras com os pacientes. Então, como todo bom investigador, Daniels não mede esforços para desvendar todos os mistérios que cercam o lugar – e não são poucos. Só que quando você pensa que ele matou a charada e que o filme vai acabar com ele voltando para casa feliz, você é pego de surpresa e lá se vão algumas noites de sono tentando encontrar o sentido. Ilha do Medo está disponível na Netflix.

Clube De Luta (1999)
Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema

Clube De Luta, é sem dúvidas o mais conhecido desse repertório, juntamente com Donnie Darko, está sempre no topo da lista dos mais queridos pelos amantes da sétima arte. No longa, Jack (Edward Norton) é um mediano funcionário de uma empresa de seguros que ao entrar para um grupo de auto-ajuda acaba conhecendo o carismático Tyler Durden (Brad Pitt), um misterioso vendedor de sabão que por sinal é tão infeliz quanto Jack, e esse acaba sendo um fator determinante para a criação do “Clube de Luta“, um lugar onde o objetivo principal é extravasar todo o estresse adquirido durante o dia. Parece simples, não? Mas nada é o que parece. Tudo é confuso nesse clássico que precisa ser visto e revisto algumas vezes para ser completamente entendido.

2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Imagem: Adoro Cinema
Imagem: Adoro Cinema

Se alguém entender 2001 de primeira, nós teremos falhado”, diz um dos criadores do filmeE com essa frase pretensiosa nós apresentamos este clássico que acredite ou não, é considerado por muitos o melhor filme de todos os tempos. Mas não é para menos, afinal os efeitos especias nos fazem esquecer que é um filme de 1968. Mas não, esse não é o maior mérito desta relíquia. O enredo extremamente envolvente narra a trajetória do homem desde a pré-história até a era espacial. Terminando com uma viagem a Júpiter liderada pelos experientes astronautas David Bowman (Keir Dullea) e Frank Poole (Gary Lockwood), onde vão investigar um grande mistério em uma nave controlada por computador. Então se você acha que consegue contrariar um dos escritores do filme e matar todas as charadas de primeira, boa sorte nessa odisseia.

Exitem muitos outros filmes que poderiam entrar nessa lista, mas como nós nos preocupamos com a saúde mental de nossos queridos leitores, esses já são um boa prova cognitiva.