Conhecida por sua grande variedade de séries e filmes, a Netflix também possui um catalogo de documentários bastante variado.  Então, nessa lista selecionamos cinco deles, entre os mais leves, chocantes e emocionantes. Confira:

5 – Amanda Knox

Em 2006, um julgamento na Itália chocou o mundo. Acusada de assassinar sua colega de quarto, e com muitas provas que comprovavam sua participação no crime, Amanda foi inocentada duas vezes. E é justamente isso que o documentário aborda, trazendo pessoas que de alguma forma estiveram envolvidas com o caso, entre jornalistas, peritos, policiais e até mesmo a própria Amanda. Com uma narrativa envolvente, que explora todas as esferas do caso, Amanda Knox é fundamental para quem gosta de documentários do gênero.

4 – Tony Robbins, eu não sou seu guru

Acompanhando pessoas que largaram tudo para ir atrás do curso motivacional de Tony Robbins, o documentário ultrapassa a ideia do “Ele é só um charlatão”, cria um perfil do palestrante e trás a visão de quem realmente acredita que sua vida será mudada depois daqueles dias. Produzido em 2015, é definitivamente um dos mais surpreendentes do catálogo da Netflix.

3 –Os  Capacetes Brancos

Vencedor da ultima edição do Oscar na categoria Melhor Documentário em Curta-metragem, Capacetes Brancos acompanha um grupo formado por voluntários que resgatam pessoas dos destroços formados pelos bombardeios na Síria. Com 40 minutos de duração, ele consegue criar uma breve narrativa sobre a vida daqueles homens que se arriscam para salvar a vida de desconhecidos. Apesar de curto, cumpre sua proposta com perfeição e vale a pena ser conferido.

2 – A 13ª emenda

De todos dessa lista, esse é o que mais segue o formato “clássico” de documentário, com dezenas de depoimentos de especialistas, mostrando as consequências da décima terceira emenda à Constituição dos EUA. “Não haverá, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar sujeito a sua jurisdição, nem escravidão, nem trabalhos forçados, salvo como punição de um crime pelo qual o réu tenha sido devidamente condenado“. Apesar de parecer inicialmente bastante comum, o documentário segue uma linha histórica e apresenta uma grande reviravolta do sistema penitenciário americano. Vale a pena conferir!

1 – Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom

Winter on Fire acompanha os protestos ocorridos na praça Maidan na Ucrânia. Inicialmente pacífico e formado majoritariamente por jovens, os protestos começam a ser repreendidos com violência, se transformando em uma guerra civil de 93 dias de duração. Filmado de dentro dos protestos, ele traz o espectador para aquele universo, acompanhando todas as conquistas e as mortes sofridas por aqueles jovens. Winter on Fire é aquele tipo de documentário que te de deixa atordoado no final. E, sim, merece ser assistido.