Cress Williams como Jeff Pierce na série Black Lightning/Raio Negro

Em janeiro de 2018 chega a programação do canal CW (EUA) – a mesma emissora de Arrow, Legends of Tomorrow, Supergirl e The Flalsh – uma nova série baseada em um personagem dos quadrinhos da DC Comics. A bola vez é o Raio Negro, ou Black Lightning (como o título original), que será lançada no dia 16 de janeiro. No Brasil, a série será exibida pela Netflix a partir do dia 23 de janeiro.

A história centra-se em JeffersonJeffPierce, vivido por Cress Williams, no momento em que ele precisa fazer uma escolha: apenas ver uma filha determinada em buscar justiça em meio a uma sociedade assombrada pela marginalidade e com um estudante sendo recrutado por uma gangue local, ou voltar a lutar como o vigilante Raio Negro.

Além da descrição oficial acima, antes das gravações do episódio piloto a produção lançou um chamada de elenco que trazia mais detalhes sobre alguns dos principais personagens da série, incluindo o protagonista. Confira as descrições, seguidas do trailer oficial da série, logo abaixo.

  • Jefferson Pierce: Ganhou 3 vezes a medalha de ouro em decatlo e agora é professor de uma escola no Centro-sul de Los Angeles. Uma figura de pai para seus alunos e um herói para a comunidade local, Jefferson é encantador, carismático, inteligente e têm entusiasmo e humor. Ele é dedicado as suas duas filhas e permanece profundamente apaixonado por sua ex-esposa, Lynn. Ele também tem uma grande paixão pela justiça e um temperamento que passou anos aprendendo a controlar.
  • Jennifer: Filha mais nova de Jefferson. Jennifer é uma atleta escolar, bonita e com o corpo magro como de uma velocista. Ela é considerada a feminista da família Pierce, independente e sincera com uma raia selvagem. – Personagem será interpretada por China Anne McClain.
  • Anissa: Filha mais velha de Jefferson. Bela, de raciocínio rápido e inteligente; intensa e apaixonada. Anissa tem um grande respeito pelo pai. Equilibra as exigências da faculdade de medicina com seus deveres de professora de meio período na escola de Jefferson. – Personagem será interpretada por Nafessa Williams.
  • Lynn: Exala confiança e inteligência. Bonita, mas não é para brincadeiras. Pode exibir tanto uma grande profundidade emocional, como um lado sedutor e nocivo. – Personagem será interpretada por Christine Adams.
Trailer oficial de Raio Negro (Black Lightning)

O Raio Negro nos quadrinhos

Jeff Pierce, o Raio Negro, foi criado em 1977 pela dupla Tony Isabella e Trevor Von Eeden, e como o próprio nome sugere, o personagem controla a eletricidade – podendo manipular a energia e também criá-la. Depois do seu surgimento, o Raio Negro chegou a frequentar dois grupos famosos da DC Comics, os Renegados – um grupo de heróis que não se enquadra as regras normais dos grupo da DC – e até mesmo a Liga da Justiça. O personagem, quando ainda tinha maior relevância nos quadrinhos da editora, sobreviveu ao marco Crise nas Infinitas Terras e também ao reboot dos Novos 52.

Uma das principais mudanças entre a série que adapta a história do personagem é a localidade onde a trama irá se passar. Jeff Pierce é habitante de um bairro considerado como o Lixão Suicida da cidade de Metrópolis, onde atuava como vigilante local com uma espécie de benção do Superman. No entanto, a série de TV mostrará o personagem vivendo em um bairro marginalizado de Los Angeles, apostando em uma ambientação urbana e realista. Além disso, algo que a série certamente irá aproveitar é o surgimento dos poderes de Jennifer e Anissa, as filhas de Jeff – que também são metahumanas. Jennifer, conhecida nos quadrinhos como Lightning, possui os mesmos poderes elétricos do pai, enquanto Anissa, chamada de Thunder, controla a densidade.

Raio Negro da DC Comics

Uma curiosidade sobre a origem do herói metahumano, é que antes de se denominar como Raio Negro, Jeff Pierce manteve seus poderes adormecidos por muitos anos por não acreditar na luta dos metahumanos. Posteriormente, o personagem foi treinado em artes marciais pelo próprio Batman, quando o Homem-Morcego convidou o Raio Negro para participar do seu grupo, os Renegados – na época em que ambos estavam decepcionados com a Liga da Justiça.

Criada pelo casal Salim Akil (este escreve e dirige o piloto) e Mara Brock Akil, Raio Negro é uma das boas apostas da Matinê Cine&TV entre as séries estreantes de 2018. Vale lembrar que a exibição original da série nos EUA começa no dia 16 de janeiro, e na semana seguinte, no dia 23, o primeiro episódio ficará disponível na Netflix.