Imagem: Arquivo Pessoal/Matheus Machado
Imagem: Arquivo Pessoal/Matheus Machado

“You can’t have both happiness and the truth. You have to choose.”

Finalmente Gotham está de volta. Essa premiere era uma das que eu mais esperava e tinha grandes expectativas que foram superadas, depois desse ótimo episódio.

Damned If You Do” começa trazendo uma pequena continuação ao final da temporada passada, mostrando Bruce e Alfred descendo as escadas da passagem secreta que a lareira escondia. Ao acharem a porta do esconderijo eles não conseguiram abrir, pois não tinham o código. Na hora que eles erraram até pensei que a senha fosse BRUCE, mas achei um pouco tolo da minha parte pensar em algo tão óbvio, e foi uma pena porque eu estava certo.

Em um primeiro momento, após um mês, a preocupação inicial do episódio foi mostrar como tudo ficou depois de todos aqueles acontecimentos. Oswald (Pinguim) realmente virou o Rei de Gotham, assumindo o controle da “família” de Falcone. A única diferença é que Carmine Falcone era um personagem elegante e cordial. Essas duas características são substituídas pela insanidade e pelo cinismo de Oswald Cabblepot.

Já que toquei no assunto de loucura, e o Mrs. Nygma? Com certeza ele está desenvolvendo a dupla personalidade que vai fazer dele o famoso Charada, que no cinema foi interpretado por Jim Carrey. A cena que confirma isso é obviamente a do espelho no vestiário da delegacia. Aquele diálogo foi simples, mas fantástico. Cory M. Smith é um ator que definitivamente combina com o seu personagem. Por mais que a série venha a ganhar muitos destaques eu espero muito do Nygma e ver como o Charada vai ser desenvolvido, desde sua essência.

James Gordon roubou a cena, de novo. O foco foi quase todo nele. No início vimos que Jim acabou como um guarda de trânsito, e como a confusão procura o ex-detetive onde quer que ele esteja Gordon parou o grande (de tamanho mesmo) Zaardon. E depois de ser demitido do GCPD ele recorre ao Pinguim, para poder voltar ao departamento. Não foi surpresa, na mesma hora ele iria pedir a ajuda do old freind. Só fiquei decepcionado com o caso do Bullock, mas se ele está feliz então tudo bem. (Sqn).

Imagem: Banco de Séries
Imagem: Banco de Séries

Outro evento marcante foi as cenas decorrentes do Arkham Asylum. Visualizamos novamente a conversa medonha entre Barbara e Jerome, que um dia serão chamados de Coringa e Arlequina, aguardem. Depois que Barbara assumiu o controle da situação, Zaardon chega em Arkham e junto dele a nova personagem Tabitha Galavan, Tigress. Selecionando alguns dos loucos do lugar para levá-los ao irmão, Theo Galavan. Esse sim será a grande incógnita da temporada. Muitos falam que seria o Ra’s Al Ghul e outros dizem que não. Sinceramente não vou me meter nessa batalha, vamos apenas aguardar como ele será apresentado e desenvolvido na série.

Por fim afirmo que a 2ª temporada de Gotham será uma das melhores da Fall Season 2015-2016. Com tanta história fascinante para contar, tantas referências e easter eggs que veremos, como não ter uma temporada maravilhosa na série? E para a alegria e curiosidade de todos, assistam a promo do próximo episódio de Gotham logo abaixo.

 

 

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.