A matéria a seguir não foi feita para denegrir a imagem do filme!

O Rottent Tomatoes se tornou o maior agregador de críticas dos EUA, porém, muitos dos adoradores da cultura pop e do cinema de modo geral, baseiam-se apenas na famosa cotação (em portagem) dos filmes para saber se são bons ou não. Entretanto, a tal porcentagem não está errada, mas ela não mede a qualidade do filme, representando apenas o valor (percentual) entre as críticas positivas e negativas que o longa recebeu.

Logo, e por exemplo, um filme qualquer recebeu 10 críticas no país, das quais 8 foram positivas, o resultado obviamente é de 80% de aprovação e 20% de reprovação. Mas, a aprovação percentual não mede a nota (qualidade) que esses sites deram ao longa, ou seja, se das 8 críticas positivas que um tal filme recebeu forem avaliadas por notas de 1 à 5 (sendo: 1 – ruim; 2 – regular; 3 – bom; 4 – ótimo; 5 – excelente) é preciso verificar qual a nota de cada crítica para o filme – isso, é claro, se a própria nota for mais importante do que ir ao cinema e tirar as suas próprias conclusões – para saber se o longa pode ser tachado de bom ou não.

Terminadas as breves explicações, Annabelle 2: A Criação do Mal recebeu até o momento 10 críticas nos EUA (que incluem sites como Hollywood Reporter, TheWrap, Variety, Collider e IGN Movies). Ao somatório da média das notas de todas as críticas, Annabelle 2 tem 100% de aprovação (das 10 críticas que recebeu até agora), mantendo, então, uma avaliação que, de 1 à 10, fica em 7.9 – ou seja, o filme é bom, pelo menos para as 10 pessoas que já assistiram.

Porém, ainda é preciso considerar que: os grandes lançamentos do cinema, nos EUA, costumam receber entre 250 e 350 críticas – clipadas pelo Rotten Tomatoes -, então é preciso considerar que Annabelle 2 ainda vá receber, no mínimo, mais de 150 críticas. Assim é provável que o número da aprovação (percentual) caia, o que não significa que os 7.9 sejam reduzidos, podendo até aumentar.

O fato é que estes números pouco importam se o próprio expectador ainda não conferiu o filme, afinal estes números não deveriam representar a opinião pública – principalmente por serem fruto da opinião “crítica”. Neste caso, seria basicamente a mesma coisa que uma pessoa que já assistiu ao filme dizer que gostou e outras, que não viram ainda, saírem dizendo que gostaram, sem ao menos ter realmente assistido ao filme.

Ou seja, se Annabelle 2 é bom ou não, poucas pessoas sabem, porém, é errado julgar que veremos o melhor terror do ano e quem sabe da década só porque o filme tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.

O Rotten Tomatoes continuará sendo um ótimo e grande site, que, para quem procura críticas de qualidade pode com certeza encontrar algum crítico/site que lhe agrade e faça-o ter vontade de acompanhar as opiniões lançadas pelo determinado veículo. O único problema, é a forma errada como as pessoas utilizam o site.

A Warner Bros. lança Annabelle 2: A Criação do Mal no dia 17 de agosto no Brasil, e o último trailer divulgado você confere logo abaixo:

 

“Annabelle: Creation contará a história de um fabricante de bonecas e sua esposa que, anos após a morte trágica de sua filha, recebem em sua casa uma freira e diversas meninas de um orfanato fechado. Porém, eles se tornam o alvo da criação possuída do fabricante de bonecas, Annabelle.”

James Wan e Peter Safran retornam como os produtores do longa, que conta com o roteiro escrito por Gary Dauberman (Annabelle, 2014).

Stephanie Sigman, Talitha Bateman (A 5ª Onda), Lulu Wilson (Ouija: Origem do Mal), Philippa Coulthard (Depois da Escuridão), Lou Lou Safran, Samara Lee (O Último Caçador de Bruxas), Tayler Buck, Anthony LaPaglia e Miranda Otto (Éowin da trilogia O Senhor dos Anéis) estão no elenco.

A continuação de Annabelle tem estreia marcada para 17 de agosto de 2017 no Brasil.