Daniel Day-Lewis no filme Trama Fantasma

Para se despedir das atuações, o já lendário Daniel Day-Lewis retoma a parceria com Paul Thomas Anderson em Trama Fantasma (Phantom Thread), e o ator quebrou o silêncio e explicou o motivo que o levou a se aposentar das telonas.

Veja o que Day-Lewis disse em entrevista a W Magazine (via IndieWire):

“Antes de fazer o filme, eu não sabia que ia parar de atuar. Eu sei que Paul e eu rimos muito antes de fazer o filme. E então nós paramos de rir porque estávamos ambos impressionados com uma sensação de tristeza. Isso nos surpreendeu, nós não percebemos o que nós estávamos fazendo. Era difícil viver com isso. E ainda é. Mas já estou resolvido… Eu não queria ser sugado de volta para outro projeto. Em toda a minha vida, me perguntei sobre como eu deveria parar de atuar, e não sei por que foi diferente desta vez, mas o impulso de sair foi enraizado dentro de mim, e isso se tornou uma compulsão. Era algo que eu tinha que fazer”, disse o ator.

Segundo a W Magazine, Daniel Day-Lewis tinha revelado a decisão de se aposentar apenas para a esposa, e cineasta, Rebecca Miller. Na entrevista, Day-Lewis também foi perguntado se sentia-se mais aliviado, agora que revelou publicamente que está se aposentando da carreira de ator.

“Ainda não. Tenho muita tristeza. E essa é a maneira correta de sentir. Seria estranho se este fosse apenas um passo alegre para uma nova vida. Fiquei interessado em atuar desde os 12 anos de idade, e naquela época, tudo era diferente do teatro. Quando comecei, era uma questão de salvação. Agora, eu quero explorar o mundo de uma maneira diferente.”, disse, por fim, Daniel Day-Lewis.

Em Trama Fantasma, a história situa-se na Londres pós-guerra, acompanhando o renomado criador de vestidos Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis) e sua irmã Cyril (Lesley Manville), que vestem a realiza britânica, estrelas do cinema e socialites. Mulheres vão e vem na vida Woodcock, mas Alma (Vicky Krieps) muda a sua vida quando torna-se sua grande musa e amante.

Day-Lewis e Paul Thomas Anderson já trabalharam juntos em Sangue Negro (2007), parceria que rendeu o Oscar de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis – que venceu a categoria outras duas vezes por suas atuações em Meu Pé Esquerdo (1989) e Lincoln (2012).

Lesley ManvilleCamilla RutherfordVicky Krieps, entre outros nomes, completam o elenco de Trama Fantasma. Além de dirigir, Paul Thomas Anderson também assina o roteiro.

Trama Fantasma tem estreia marcada para a semana do natal, confira o trailer legendado logo abaixo.