Tainá Müller em imagem da 2ª temporada de 'Bom dia, Verônica'. | Imagem: Divulgação / Netflix.
Tainá Müller em imagem da 2ª temporada de 'Bom dia, Verônica'. | Imagem: Divulgação / Netflix.

No início do mês de agosto, a Netflix lançou os seis novos episódios da série Bom dia, Verônica. Na nova leva de capítulos, Verônica (Tainá Müller), que havia sido dada como morta após um enfrentamento com Brandão (Eduardo Moscovis), retorna para continuar sua investigação sobre os esquemas de corrupção que havia descoberto.

A primeira temporada de Bom dia, Verônica, fez bastante sucesso com o público e trouxe a tona discussões sobre violência doméstica ao contar a história de Janete, personagem interpretada por Camila Morgado, que sofria nas mãos do marido e polícia militar Brandão. Os novos capítulos retomam alguns pontos da história do policial ao desvendar o orfanato onde ele cresceu.

Nesta investigação, Verônica descobre um novo líder que está ligado não apenas com o orfanato onde Brandão cresceu, mas principalmente no esquema de corrupção. A diferença, agora, é que Matias Carneiro (Reynaldo Gianecchini) é um líder religioso, mas se engana quem pensa que a nova temporada quis fazer uma crítica a religião.

“Falar desse assunto nos interessava porque não é uma crítica a religião, é uma crítica as pessoas que fazem uso da religião e da fé alheia para conseguirem o que querem”, explicou Raphael Montes, produtor e roteirista de Bom dia, Verônica em entrevista para a Matinê Cine&TV. Nos novos episódios, Matias possui uma grande gama de fiéis que o procuram em busca de cura para os seus males, mas o que o líder religioso acaba fazendo é abusar sexualmente dessas pessoas.

A nova temporada aborda não só a violência sexual, mas fala também de impunidade e do descrédito atribuído as vítimas. “A gente não queria mostrar o abuso sexual. Primeiro porque é um tema muito gatilhoso para muitas pessoas […] além disso, é bonito e interessante isso na segunda temporada, como você descobre o que acontece no quarto da cura pelo depoimento das mulheres. São esses depoimentos que contam a verdade”, disse Raphael Montes.

Ao abordar temas sérios que fazem parte do dia a dia dos brasileiros, o criador da série diz que é “algo que faz parte do nosso trabalho, que é unir entretenimento com pertinência”. Para ilustrar, a Pesquisa Nacional em Saúde Escolar (PeNSE), cujos resultados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no mês de julho, mostram que um em cada sete adolescentes (14,6%) sofreram algum tipo de violência sexual. Deste número, 5,6% tiveram alguma relação sexual sem consentimento.

Apesar dos temas mais sérios, a segunda temporada de Bom dia, Verônica também tem um compromisso com o entretenimento dos espectadores. Não à toa, Raphael Montes brincou ao dizer que para estes novos episódios estava bastante empolgado quando escreveu suas reviravoltas e cenas de ação. Na conversa com a Matinê, o autor ainda falou sobre a vontade de fazer mais uma temporada, sobretudo por conta do final aberto e da pergunta que fica no ar: quem é Doum?

Assista a seguir a entrevista completa de Raphael Montes para a Matinê Cine&TV.

Próximos projetos de Raphael Montes

Durante sua entrevista para a Matinê, Raphael Montes citou três produções que estão em andamento. A primeira foi o livro ‘Boa tarde, Verônica‘, que estava sendo escrito logo após o lançamento da primeira temporada da série na Netflix. Segundo o autor, ele e Ilana Casoy precisaram pausar o processo de escrita da obra para desenvolver o roteiro da nova leva de episódios do seriado.

Raphael Montes ainda informou que o livro ‘Boa tarde, Verônica‘ deve aprofundar pontos pouco desenvolvidos na série, como a orfanato e o exército da fé. Além disso, ele está atuando como consultor de uma adaptação de mais um dos seus livros, ‘Dias Perfeitos‘. Na conversa com a Matinê, Raphael ainda não pôde revelar para qual plataforma a série está sendo produzida e nem os nomes envolvidos com o projeto, mas tem esperança de receber um “green light” (sinal verde) para que mais este livro ganhe vida nas telas.

O terceiro projeto com o envolvimento de Raphael Montes é a novela ‘Segundas Intenções‘. De acordo com o autor, o projeto desenvolvido para a HBO Max terá 40 capítulos e promete ter ação, romance e melodrama. Bem humorado na conversa com a Matinê, Raphael Montes disse que o projeto é “meio novela, meio Game of Thrones”, prometendo muitas reviravoltas na trama. ‘Segundas Intenções‘ compõe o investimento da HBO Max em novelas brasileiras e conta com a supervisão de Silvio de Abreu.

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.