Dead or Alive Or” fez o que The Walking Dead precisava fazer, mas do jeito errado. O episódio do último domingo (11) explorou vários núcleos e soube encaminhar a história para o seu próximo passo. Narrativamente, o retorno da temporada, que exibiu seu terceiro episódio, continua sendo o dia após a morte de Carl (Chandler Riggs), dando continuidade ao que deve acontecer. Mas aqui isso se realiza de forma lenta ao destacar conflitos menores ao invés de dar seguimento (de fato) a trama principal.

Enquanto Rick (Andrew Lincoln) e Michone (Danai Gurira) seguiam o seu caminho após enterrarem Carl (como visto no episódio da semana passada), Daryl (Norman Reedus) seguia o plano de levar o que restou do grupo de Alexandria para Hilltop. Com ele estavam Rosita (Christian Serratos), Tara (Alanna Masterson) e toda a desconfiança em cima de Dwight (Austin Amelio). Em outros tempos, mesmo com uma pulga atrás da orelha, The Walking Dead se preocuparia em mostrar o grupo de sobreviventes realmente lutando para viver, ao invés de valorizar a subtrama pessoal de Tara, que todos os espectadores já sabiam como iria terminar. Mesmo motivada a se vingar pela morte de Denise, era bastante óbvio que algo faria ela mudar de ideia sobre Dwight.

Dead or Alive Or” é também um episódio que fala sobre humanidade, abordando temas como fé e perdão. Com essa interpretação, fica muito fácil de entender o que se passou durante o episódio, mesmo que a construção desses temas não seja das melhores – o desejo de vingança de Tara já não é novidade, mas sua resolução final acaba sendo fácil demais.

Por outro lado, o episódio se dedicou a mostrar os primeiros passos do revide de Negan (Jeffrey Dean Morgan), com o antagonista mandando Eugene (Josh McDermitt) preparar mais munição na fábrica de balas. Tudo isso acontecia enquanto Negan colocava seus olhos com atenção em cima de Eugene, achando que este tenha ajudado Padre Gabriel (Seth Gilliam) e Dr. Carson a escaparem do Santuário. No fim das contas, sempre com uma resposta na ponta da língua, Eugene sai novamente sem consequências.

O episódio colocou o médico e o padre em contrastes ideológicos, com Gabriel acreditando ser parte de algo superior, mesmo que Deus esteja lhe tirando a visão – e no fim, o personagem acaba ficando cego. Enquanto isso, Carson se coloca em posição de dúvida perante as crenças do Padre, concretizando um conflito clássico entre crente e descrente. A trama também não ajuda o fio condutor principal da temporada, servindo apenas para desenvolver personagens. Carson, no entanto, acaba sendo descartado pela série, que outrora não se preocupou nem em fazer com que sua ausência fosse sentida pelos Salvadores, que só agora deram atenção a fuga do personagem – Siddiq (Avi Nash), recém apresentado, facilmente toma o seu lugar daqui para frente.

Voltando para o que pode significar o início de um perdão, “Dead or Alive Or” também trouxe Maggie (Lauren Cohan) pela primeira vez depois que a oitava temporada retornou com novos episódios. O núcleo de Hilltop apenas continuou o seu conflito interno com Gregory (Xander Berkeley) e os Salvadores que estão sendo feitos de refém. Nisso, houve o pequeno avanço de fazer com que eles trabalhassem para ajudar os moradores de Hilltop. Outro ponto importante que se concretizou é que Hilltop é definitivamente a base oficial de Rick nos últimos desfechos da Guerra Total.

Vale ressaltar que o protagonista, mesmo que não aparecendo no episódio, é mencionado nas últimas cenas quando ele e Michone, enfim, chegam ao local. Antes disso, The Walking Dead ainda teve um pequeno momento de comoção, quando Daryl e o restante do grupo chegaram a Hilltop e contaram para Maggie, Carol (Melissa McBride) e, principalmente, Enid (Katelyn Nacon) sobre a morte de Carl. A jovem, que construía o início de um romance com o falecido personagem, foi a que mais sentiu a morte do garoto, e talvez essa cena fosse dedicada apenas para ela. Fato é que a morte de Carl ainda terá certa repercussão dentro de The Walking Dead, que mesmo não estando diretamente ligada ao confronto contra os Salvadores, é de longe o que aconteceu de mais impactante na oitava temporada.

Dead or Alive Or” foi um episódio movimentado por explorar diversos núcleos ao longo da sua narrativa, mas que pouco contribuiu para a evolução da história principal. O episódio apenas preparou, mais ainda, o campo que servirá como o embate final entre Rick e Negan, que por sua vez, redefinirá os rumos que a série irá tomar daqui para frente, já que antes deste episódio vimos que Simon (Steven Ogg) e Jadis (Pollyanna McIntosh) podem se tornar os novos vilões da série.