Harvey Weinstein, Kevin Spacey, James Toback, Roman Polanski, enfim, a lista de escândalos de abuso/assédio sexual em Hollywood cresce a cada semana, mas não só as acusações estão vindo a tona como também as suas consequências. A mais recente foi iniciada pelo cineasta Cameron Bossert, que criou uma petição online contra a participação de Casey Affleck do Oscar 2018 (via IndieWire).

Casey é o atual vencedor do Oscar de Melhor Ator, pela atuação no filme Manchester à Beira Mar. Antes da sua premiação, o ator foi acusado de assédio sexual por duas mulheres que trabalham com ele durante a produção de uma documentário em 2010 – Magdalena Górka e a produtora Amanda White. Affleck negou as acusações, e o caso foi resolvido fora do tribunal.

A questão que move a petição é principalmente a tradição do vencedor do Oscar de Melhor Ator do ano anterior entregar a estatueta da premiação para a vencedora da categoria de Melhor Atriz no Oscar do ano seguinte.

“Com tantas acusações credíveis contra ele, a Academia deve agir contra Affleck e proibi-lo de participar da cerimônia. Apresentar um prêmio no Oscar é uma honra que Casey Affleck não merece. A Academia precisa fazer o que é certo neste ano.” – diz Cameron Bossert na petição.

A petição pede, inicialmente, 1.000 assinaturas, das quais 600 já foram preenchidas.

“Como um cineasta em expansão, eu quero ver que a indústria entende, respeita e protege à todos, independentemente do seu gênero. Os filmes são melhores quando feitos por uma equipe diversificada – e isso não acontecerá se as mulheres continuarem sendo assediadas no trabalho. Vamos parar de homenagear pessoas como Weinstein e Affleck, e responsabilizá-las por suas ações.” – diz o cineasta.

Com o nome “Don’t let Casey Affleck participate in the 2018 Oscars” (Não deixe Casey Affleck participar do Oscar 2018, em tradução livre), a petição de Cameron Bossert está disponível no Change.org.