Imagem: Divulgação/ Netflix
Imagem: Divulgação/ Netflix
Imagem: Divulgação/ Netflix

The Fundamentals of Caring, uma comédia dramática original Netflix, que conta a história de Ben (Paul Rudd) um escritor aposentado e caçado pela justiça, à pedido de sua ex-mulher, que acaba de se formar como cuidador. E na busca por emprego, seu caminho cruza com o do jovem Trevor (Craig Roberts), um rapaz com um humor cínico e bastante inteligente, que foi diagnosticado com Distrofia Muscular Duchenne aos 3 anos de idade.

O início da relação dos dois é complicada, pois Trevor não facilita para seu cuidador e são as suas atitudes que dão o ar cômico ao filme (puxando um pouco de humor negro para a trama). É interessante ver o relacionamento mestre e aprendiz entre eles, até podemos observar o crescimento dos dois a cada obstáculo ultrapassado. Durante os acontecimentos do dia-a-dia surge uma ideia, Ben propõe uma viagem, apenas os dois, pegando a estrada, visitando pontos turísticos e monumentos, enquanto constroem lembranças para o futuro.

Em meio a isso temos duas gerações vivendo seus traumas do passado. Trevor foi abandonado pelo pai, assim que foi diagnosticado com a doença e não consegue perdoar essa atitude. Ben também têm seus fantasmas, uma história trágica que envolve um acidente fatal, deixando marcas profundas na sua e sem cura no seu casamento. Duas vidas que se escondem atrás de piadas cretinas, lembranças dolorosas e comportamentos que camuflam vidas frustradas.

Inicia-se assim a jornada dos dois, com a representação da liberdade e de perder o medo de se arriscar, permitindo-se sair da zona de conforto em busca de aventuras e descobertas, sem medo de experimentar a vida. A cena do “shopping” caracterizou bastante a inexperiência de Trevor, que mesmo com todo seu conhecimento e ironia, não aprendeu a conversar com uma garota. A preocupação paternal que Ben desenvolve em relação ao rapaz, é bem perceptível ao decorrer do filme. Paul Rudd e Craig Roberts protagonizam ótimas cenas, a sintonia dos dois é bastante perceptível e suas atuações maravilhosas.

Imagem: Divulgação/ Netflix
Imagem: Divulgação/ Netflix

Mas o que não pode faltar em um drama ou comédia? Sim, meus caros, o romance! (Que na minha opinião, não era necessário). O par romântico de Trevor é uma bela jovem, viajando sozinha e pedindo carona na estrada, a rebelde Dot (Selena Gomez), vamos combinar, que não convenceu como a garota revoltada seguindo o sonho americano. Na verdade, a personagem dela só serviu para que nosso protagonista não morresse “bv” (boca virgem) e tivesse sua primeira conversa com uma garota. Eu fiquei esperando mais da personagem, da atuação, de tudo. Até a Peaches, a jovem grávida que Ben resolve ajudar na estrada, ficou mais interessante do que a Dot.

Uma das cenas que eu esperava mais impacto foi o encontro de Trevor e seu pai, quando o garoto, juntamente conosco, descobre que passar a vida sem a influência paterna, foi melhor coisa que já lhe aconteceu, pois ele é literalmente um babaca. Mesmo assim ele cumpriu seu papel, nos deixar indignados com a atitude fria do pai.

Como um todo, Fundamentals of Caring é um filme bacana, com bastante potencial, peca em alguns quesitos, mas nada que deixe a história comum. Lembra um pouco Os Intocáveis, mas nem se compara. O filme mostra que a Netflix tem muita qualidade em suas produções originais, e seguindo assim anda teremos grandes filmes feitos pelo serviço de streaming mas famoso e usado do mundo.

Para um road movie dramático, Amizades Improvaveis se saiu muito bem naquilo que se propôs a fazer, não se arrisca em nenhum momento, e se compromete em mostrar uma história simples e bonita, e é isso que recebemos.

Nota do autor para o filme:

[yasr_overall_rating size=”medium”]