Imagem: Mira Filmes
Imagem: Mira Filmes
Imagem: Mira Filmes

Comecei a assistir a MTV bem cedo e eu tenho que agradecer muito a esse canal, sem a MTV eu seria uma pessoa bem diferente. Como foi bom assistir o Acesso MTVFuro MTV, Top Top MTV e muitos outros programas,  além de ser um canal inovador e muito importante foi de lá que saiu a mente por trás de um dos melhores filmes do ano passado.

Califórnia de Marina Person é quase um filme de John Hughes, só que brasileiro, não preciso dizer muito o diretor, que fez o melhor filme sobre adolescência de todo o sempre, Califórnia não é um Clube dos Cinco já que o filme é único, mas é tão bom quanto.

A história gira em torno de Estela uma adolescente que, em plena descoberta sexual, convive com o fantasma da AIDS, cuja epidemia se alastra mundialmente. Seu tio, um verdadeiro ídolo para ela, está com o vírus e vive na Califórnia em busca de um tratamento eficaz. Quando ele retorna ao Brasil, bastante debilitado, ela precisa conviver de perto com as mazelas trazidas pela doença.

A direção da Marina Person é ótima e a trilha sonora do filme é perfeita, desde The Cure até Titãs e por ai vai. O filme tem personagens envolventes e bem próximos a nossa realidade, o elenco é outro ponto forte de Califórnia, tem gente muito experiente (em destaque Caio Blat) e atores que nem mesmo fizeram um filme, é o caso da Clara Gallo como protagonista. Mesmo em seu primeiro filme ela está incrível como Estela.

Califórnia é delicioso e precisa ser assistido. Sabe quando você ouve que o cinema brasileiro vem melhorando cada vez mais, então, Califórnia faz parte dessa leva de filmes que dá orgulho para o nosso país. Separe um tempinho e assista, você não vai se arrepender, mas não me culpe se você se viciar em Beat Acelerado, um dos hits da banda Metrô.

Essa é a dica Matinê Cine&TV para você, Califórnia. Assista e comente com a gente.