Imagem: Reprodução/ Banco de Séries
Imagem: Reprodução/ Banco de Séries
Imagem: Reprodução/ Banco de Séries

Um episódio, é o que falta para a segunda temporada de Scream acabar, e infelizmente eu sinto um cheiro de cancelamento no ar, mas também sinto que mesmo assim a série continuará. Previsões a parte, o penúltimo episódio construiu um ótimo prelúdio para a season finale.

O Brandonface armou a treta que queria, e as patas chocas da Emma e Audrey caíram perfeitamente no plano do serial killer, na verdade é mais cabível chamar ele de psicopata, pois falta muito todinho para esse Brandonface ser um serial killer. Verdade seja dita, o roteiro foi uma cama de gato perfeita e assim como o episódio anterior, Heavenly Creatures continuou a qualidade do seu antecessor, não no mesmo nível, mas continuou.

Mais uma vez vou elogiar a filmagem e a montagem do episódio, o enquadramento da câmera aproveitou muito bem todos os planos – principalmente no início, quando o Ghostface invadiu a casa da Emma e tivemos sequências interessantes com uma câmera lenta aproveitado o ambiente. (Parece uma certa inspiração em James Wan, mas a escada ainda é longa para chegar nesse nível).

Vários fatores foram interessantes, um deles foi o arco do Noah, que foi bom e reconheço isso, mas volto a reclamar que esses arcos separados são meio desnecessários. Sinceramente, essa crise existencial é compreensível, mas é algo poderia ser trabalho pensando em uma terceira temporada. Foi bacana darem uma pequena atenção a isso, só para o rapaz não cair no esquecimento.

Ainda sobre os arcos separados, vimos a única utilidade daquele arco de sofrência enjoativo da Brooke pela morte do Jake – que pelo visto não está mais fazendo falta para ela -, foi para ela ver o vídeo que o hacker colocou no Necrotério e fechar a tela do notebook ficando chateada com a Audrey. Ou seja, ao invés de matar mais personagens e cumprir um papel de assassino durante a temporada, o que deveria fazer, o Ghostface passou 11 episódios arquitetando um plano mirabolante para desunir o grupo de sobreviventes e plantar a semente da desunião entre eles, fazendo um joguinho com cada personagem. Haja paciência para aguentar.

Imagem: Reprodução/ Banco de Séries
Imagem: Reprodução/ Banco de Séries

Mas calma, não achei o episódio ruim, pelo contrário, gostei de Heavenly Creatures, só que como estamos chegando ao final da temporada precisamos fazer certos balanceamentos, e se fosse me perguntar: Scream merece ser renovada ou cancelada? Eu cancelaria, a série teve bons momentos, mas a intenção de se produzir um seriado é fazer com que ele seja cada vez melhor, que tenha mais audiência, renda mais para a emissora, e o segundo ano de Scream ficou bem abaixo do primeiro em todos esses sentidos. Não basta ter dois ou três episódios durante a temporada e mais o final bom. São 12 episódios, lógico que nem todos serão realmente bons, mas eles precisam ser consistentes, iniciar, desenvolver e concluir uma história. O problema foi o desenvolvimento, que veio tarde de mais.

Voltando ao episódio, foi um boa sacada todo o clima de tensão em cima a investigação, burra, dos personagens para cima de Eli. Tenho apenas dois pontos para ressaltar sobre isso: ele é o assassino; ele não é o assassino, entendam como quiser! Para quem assistiu aos filmes do Pânico, nós sabemos que a investigação dos personagens sempre se conduz para um caminho, mas o verdadeiro assassino está mais perto do que pensávamos. Existem teorias e mais teorias sobre a identidade do Ghostface da segunda temporada, Eli, Stavo, Emma, Kieran, entre outros, nenhum personagem escapa. Algumas teorias são até interessantes, mas no final com certeza alguma estará certa.

Imagem: Reprodução/ Banco de Séries
Imagem: Reprodução/ Banco de Séries

O único ponto que eu teria melhorado é o final do episódio. Tudo estava se desenvolvendo tranquilamente (mesmo com todo aquele clima de tensão e de investigação cheia de brainstorming dos personagens), mas o final, com o climax, teve a tentativa de ser alucinante, tipo : “Nossa o pai do Brooke morreu, meu deus a policia chegou, ah não a Emma e Audrey estão com a arma do crime, jesus elas foram presas, o Kieran chegou e não conseguiu fazer nada“, parece novela mexicana correndo para finalizar os últimos capítulos. Com isso quero dizer que o climax foi pura correria, e poderia ter seguido no mesmo ritmo, sendo menos alucinante e um pouco mais explicadinho. Apesar desses pequenos problemas, o décimo primeiro episódio de Scream, nessa temporada, serviu como um ótimo prelúdio para a season finale, que promete ser alucinante do início ao fim. Só espero que tenhamos uma motivação plausível do Brandonface, justificando bem tudo o que aconteceu.

 

Nota do autor para o episódio:

[yasr_overall_rating size=”medium”]

COMPARTILHAR
Sou jornalista, fundador e editor da Matinê Cine&TV. Escrevo sobre cinema e séries desde 2014. No jornalismo tenho apreço pelo cultural e literário, além de estudar e trabalhar com podcasts. Além dos filmes e séries, também gosto de sociedade e direitos humanos.